Cristãos, Judeus e Muçulmanos à reconquista do mundo
A partir de meados dos anos 70, beneficiando de um desencanto geral face às ideologias e às utopias seculares, diversos movimentos cristãos, judeus e muçulmanos efectuaram uma entrada espectacular no domínio social e político. Todos eles têm projectos de reconstrução do mundo e baseiam nos respectivos textos sagrados as regras da sociedade de amanhã. E todos - cristãos, judeus e muçulmanos - usam tácticas idênticas, seja quando tentam apoderar-se do poder, seja quando procuram alargar a influência das suas redes comunitárias.
Gilles Kepel realizou um inquérito aprofundado na Europa, na América e no Médio-Oriente. Dos 'tele.evangelistas' protestantes aos judeus ultra-ortodoxos, dos grupos islãmicos à 'renovação carismática', de .Jerusalém a Praga e do Cairo a Brooklyn, investigou uma história pouco conhecida e obser.
vou no terreno uma realidade não raro preocupante.
Antes de se utilizarem, com alguma leviandade, as palavras 'fundamentalismo' ou 'integrismo', bem como alguns outros termos cujo abuso mal disfarça a nossa ignorância dos factos, é pois necessário ler este livro excepcionalmente claro e bem informado.
Gilles Kepel é investigador no CNRS e professor no Instituto de Estudos Políticos de Paris. Para além da presente obra é ainda autor do ensaio «Les Banlieues de l'lslam».


Escrever Comentário

OBS: Não usar código HTML
Mau Muito Bom

A Vingança de Deus

  • Editora: D. Quixote
  • Autor: Giles Kepel
  • ISBN-CB: 9789722010092
    Páginas: 300
    Estado: Muito Bom
    Loc: C2
  • Situação: Disponivel
  • 12,00€

Voltar